Segurança no trânsito é um dos temas que tem recebido mais atenção da população nos dias de hoje. E os acidentes que possuem caminhões relacionados levam um destaque especial dos holofotes.
Para atender à legislação, evitar acidentes com sua frota, aumentar a segurança no trânsito e ainda por cima diminuir suas despesas, as faixas reflexivas são recursos possíveis e necessários. Ao mesmo tempo, são constantemente negligenciadas.
Qual a real utilidade das faixas refletivas ?
Todos já viram, mas poucos sabem qual sua real utilidade. Em dias chuvosos, com neblina ou durante a noite, a visibilidade dos motoristas fica muito prejudicada, o que torna o ato de dirigir muito mais complicado.
Ao acionar os faróis do veículo, fica mais fácil identificá-lo, mas somente a frente dele fica visível. Fica impossível para os outros condutores decifrarem o tamanho, altura e largura de veículos longos, o que facilita muito que ocorram acidentes.
Em um momento de névoa intensa, por exemplo, um veículo de passeio pode decidir fazer uma ultrapassagem de um caminhão. Porém, sem as faixas reflexivas não consegue ter uma ideia do tamanho do caminhão, o que faz com que ele se arrisque de maneira desnecessária. Isso pode fazer com que um acidente na pista contrária aconteça mais facilmente e que potencialmente atingirá o caminhão em questão.
Ao fazer uso das faixas refletivas, o caminhão ficará sinalizado, de forma que mesmo que os condutores estejam com sua visibilidade prejudicada, ainda assim conseguirão perceber as dimensões do veículo à sua frente.
Isso evita acidentes ou ultrapassagens perigosas por outros condutores e também favorece a logística do negócio. Menos acidentes são sinônimos de menos atrasos e menos paradas imprevistas, levando à diminuição dos custos.
Onde colocá-las e como elas devem ser utilizadas?
Pensando nessas adversidades, o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar liberou um conteúdo instruindo motoristas e proprietários de frotas de veículos grandes sobre como utilizar as faixas reflexivas dentro das regras.
Na traseira do Caminhão ,Carreta, Onibus ou Vans
As faixas devem ser colocadas na borda de toda a traseira do caminhão, delineando seu contorno e também em seu para-choque, respeitando a ordem das cores.
Como o lado direito deve ser um espelho do esquerdo, quando as faixas alcançarem o centro, as cores no lado direito as faixas deverão ser colocadas na posição contrária às do lado esquerdo. Isso permite que, vistas de qualquer ângulo, as faixas façam a sinalização correta.
Nas laterais do Caminhão, Carreta, Onibus, ou Vans
Seguindo a mesma lógica da traseira, as faixas devem ser fixadas no contorno do veículo, delineando suas bordas e respeitando espaços de uma faixa para cada dois espaços vazios.
Entretanto, nesse caso não se deve inverter a ordem das faixas, de modo a garantir que seja seguida uma ordem contínua até o fim.
As cores das faixas e o que elas representam
Existem diversas cores de faixas no mercado, cada uma com seu significado próprio. É obrigação do gestor da frota dos caminhões é manter seus veículos devidamente sinalizados e isto inclui usar corretamente as cores das faixas que cada um deverá possuir.
Faixas nas cores vermelho e branco
Essas cores devem ser utilizadas por veículos fabricados ou importados a partir de 1º de Julho de 2004, ou por outros mais antigos que tenham sido modificados. Além disso, essa categoria de cor deve ser utilizada para veículos com peso total bruto superior a 4.600 kg.
Faixas nas cores preto e amarelo
Também para veículos fabricados ou importados a partir de 1º de Julho de 2004, mas com carga superior a 3.500 kg. Assim, motoristas que vejam essas cores saberão que o veículo é muito mais pesado, o que exige ainda mais atenção no caso de uma ultrapassagem, por exemplo, já que o veículo passa a ser mais difícil de ser freado.
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